Publicidade

Ô Manhê! No Lanche

6 CENÁRIOS DE FILMES DO OSCAR QUE VOCÊ VAI QUERER CONHECER

Uma das grandes magias do cinema é levar o público para lugares ainda inexplorados por muitos, sem precisar sair da sala. Mas, ainda assim, é possível conhecer esses cenários e fazer ainda mais descobertas que vão além do enredo.

Pegando carona na festa do Oscar 2015, que aconteceu no último domingo, em Los Angeles, o site de viagens Trivago indicou uma lista de locais que serviram de locação para as filmagens de grandes filmes que disputaram a premiação. Confira nas imagens e faça seu roteiro cinematográfico.

Alemanha (Görlitz)

 size_810_16_9_1-warenhuis_binnen

A cidade de Görlitz, na Alemanha, serviu de cenário para o filme “O Grande Hotel Budapeste”, que recebeu 4 estatuetas das 9 indicações. As cenas dentro do hotel retratado no filme foram feitas em uma antiga loja de departamento de arquitetura Art nouveau, de 1913 e desativada desde 2010. Ela deve ser reformada e voltar a funcionar neste ano, devido ao sucesso do filme.

Islândia – “Interestelar”

Geleira Svinafellsjokull, no parque nacional de Skaftafell, na Islândia

O filme “Interestelar”, premiado na categoria de efeitos visuais, usou locais na Terra para mostrar a realidade de outros planetas fictícios. Um deles é a Islândia, que representa um mundo coberto de gelo. A filmagem foi realizada na geleira Svinafellsjokull, no parque nacional de Skaftafell, no sudeste do país.

Polônia – “Ida”

Cemitério judaico na cidade de Lódź, na Polônia

A região da cidade de Lódź, na Polônia, é o principal local onde foram feitas as gravações de “Ida”, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. O município fica a 2 horas de carro de Varsóvia, tem mais de 700 mil habitantes e se desenvolveu bastante durante o século 19 com a expansão da indústria têxtil. Lá é possível encontrar um dos maiores cemitérios judaicos da Europa.

Nova York (Estados Unidos) – “Birdman” e “Mesmo se nada der certo”

Vista aérea da Times Square, em Nova York

“Birdman” e “Mesmo se nada der certo” são dois filmes indicados nesta edição do Oscar que se passam em Nova York, nos Estados Unidos. Enquanto o “Birdman”, grande destaque da cerimônia, mostra os encantos da Times Square e da Broadway, “Mesmo se nada der certo” (indicado apenas na categoria de canção original) também envereda por caminhos mais alternativos da cidade.

Dois lugares onde foram feitas as filmagens são o bairro boêmio Greenwich Village, onde está o Washington Square Park, e o Meatpacking District, distrito marcado pela intensa vida noturna e por seus restaurantes e boutiques.

Reino Unido – “Caminhos da Floresta”

Windsor Great Park, no Reino Unido

Indicado a três estatuetas, incluindo de melhor atriz coadjuvante para Meryl Streep, o filme “Caminhos da Floresta” foi inspirado em paisagens idílicas da Inglaterra. O Windsor Great Park, aberto ao público, serviu de base para grande parte das cenas na floresta, com suas árvores antigas. Filmes como filmes como “Harry Potter”, “Branca de Neve e o Caçador” e “O Discurso do Rei” também usaram essa locação para ambientar seus personagens.

Outros dois lugares também inspiraram os produtores do longa-metragem. As ruínas Waverley Abbey, em Surrey, se tornaram a torre de Rapunzel, e o Dover Castle, em Kent, foi o local do casamento de Cinderela com o Príncipe.

Nova Zelândia – “O Hobbit: a batalha dos cinco exércitos”

Hobbiton, no Parque Nacional de Fiordland, Nova Zelândia

A terceira e última parte de “O Hobbit” (com uma indicação) teve como cenário a Nova Zelândia, assim como os outros filmes da trilogia e também as produções da série “O senhor dos anéis”, de Peter Jackson. Montanhas nevadas e colinas verdejantes foram as locações usadas pela equipe de produção para dar vida à história. Um desses locais é o Parque Nacional de Fiordland, onde se encontra a Hobbiton, que representou o condado onde vive o Hobbit.

Uma rica sugestão de locais para acrescentarmos em nossa lista “To Go”, não é? E você? Já esteve em algum desses lugares? Conte sua experiência prá gente!

Ainda não conhece? Se precisar de ajuda para organizar sua “viagem cinematográfica”, clique aqui e teremos enorme prazer em ajudá-lo!

 

Fonte: exame.abril.com.br

Comentar via Facebook