PESTO ALLA GENOVESE: UM CORINGA NA COZINHA

Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão moídas com pinhões, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite extra virgem e temperado com pimenta preta.

Um verdadeiro coringa na cozinha, o molho pesto (pesto alla genovese) funciona super bem em várias preparações! Desde uma pastinha para passar no pão italiano, temperando uma salada caprese ou mesmo um espagheti não precisa de mais que uma ou duas colheres desse molho para ficar completo!!!

pesto-genovese

A receita é simples:

Rende 4 porções

INGREDIENTES
50 g de folhas de manjericão frescas
2 dentes de alho sem a pele
1 colher de sopa (cerca de 15g) de pinoli picados
2 colheres de sopa (cerca de 30g) de queijo pecorino ralado
6 colheres  de sopa (cerca de 15g) de queijo parmesão ralado

100ml de azeite extravirgem de oliva

PREPARO

1. Limpe as folhas de manjericão com um pano, sem molhá-las.
2. Em um pilão (almofariz/mortar), coloque o pinoli e os dentes de alho, com alguns grãos de sal grosso. Com a mão do pilão, comece a amassar até ficar reduzido a um creme.
3. Incorpore  as folhas de manjericão, junto com um pouco mais de sal grosso e, sempre com a mão do pilão, vá amassando e esmagando as folhas contra as paredes do pilão, em  movimentos rotativos.
5. Acrescente dois tipos de queijo, aos poucos, sempre amassando com a mão do pilão.
6. Por último, incorpore o azeite extravirgem em fio, para obter um molho homogêneo.

Naturalmente, no Brasil, já existem variações para esse molho que, adaptados à nossa realidade de ingredientes, ganham novo sabor sem perder qualidade. As folhas de manjericão poder ser substituídas por rúcula e o pinoli por castanhas do Brasil!

Dica Ô Manhê!Na impossibilidade de bater o pesto no mortar/pilão, use um mixer ou liquidificador. Mas se preferir comprar seu próprio mortar/pilão, você poderá encontrar boas opções no Walmart, Doural ou Spicy.

Esse vídeo nos mostra o mais tradicional Pesto alla Genovese, preparado no mortar de pedra e com os ingredientes originais da autêntica receita italiana! Apesar de ser um vídeo italiano, as imagens são suficientes para entendermos todo o passo a passo da receita e nos deixar com água na boca!!!

 

Fonte: wikipedia, revistagosto.com.br

Comentar via Facebook