SALADA NO POTE: OPÇÃO PRÁTICA PARA REFEIÇÕES SAUDÁVEIS
Um dos benefícios é que esse tipo de salada dura até uma semana na geladeira e pode ser facilmente carregado na bolsa para levar ao trabalho
As saladas são fundamentais na dieta de qualquer pessoa que se preocupa com a sua saúde. Mas isso não é novidade. Porém, talvez você esteja se perguntando: qual é a vantagem de colocá-la ou não dentro de um pote de vidro?!
Mas, pode ter certeza: não faltam bons motivos para aderir a esta “tendência”! Afinal, não parece uma ótima ideia poder levar uma saladinha no seu trabalho (para o horário do almoço) ou ainda para o seu cursinho ou para a universidade?
A salada no pote de vidro é diferente, ou seja, é um jeito inovador de comer salada, o que pode te motivar a comer mais verduras, auxiliando na busca por uma alimentação mais balanceada e saudável.
Melhor ainda é saber que, dentro desse tipo de frasco, sua salada se manterá fresca e estará livre de componentes perigosos para a saúde! Além dessas vantagens, optar pelo pote de vidro em vez das vasilhas plásticas traz inúmeros outros benefícios. Confira:
- Você pode prepará-la com antecedência e armazená-la na sua geladeira, pois a salada no pote de vido dura cerca de uma semana;
- O vidro é livre de BPA (ou bisfenol-A), composto utilizado na produção de plásticos e resinas, e que é prejudicial à saúde;
- O pote de vidro pode ser bem fechado e, com isso, não há perigo do molho da salada vazar;
- O pote de vidro mantém as folhas mais frescas;
- O pote de vidro é reutilizável.
Como fazer a salada no pote de vidro
Carol Morais, nutricionista funcional e autora do livro Projeto Verão Para a Vida Toda, recomenda que alimentos sejam guardados sempre em vidro pelo fato de este ser um material que não contém toxinas, como é o caso do plástico – que muitas vezes conta com BPA.
Abaixo, Carol explica como montar uma salada no pote de vidro bem completa:
- Comece pelo molho.
- Em seguida, coloque legumes e verduras mais pesados e que podem ficar em contato com o molho (por exemplo, grão de bico, feijão, pepino).
- Coloque legumes e verduras que não podem ficar em contato com o molho (por exemplo, tomate, ervilha, milho etc.).
- Coloque folhas verdes, como rúcula, alface, manjericão etc.
- Coloque ingredientes leves e cortados em pedaços pequenos, como frutas em cubinhos, por exemplo.
- Por fim, acrescente grãos pequenos e sementes, como linhaça, gergelim, chia, quinua, amêndoas laminadas etc.
8 dicas para montar a salada no pote
Seguem orientações importantes para quem pretende aderir às saladas no pote de vidro:
- Coloque sempre a salada no pote de vidro. Ou seja: esqueça o pote de plástico (que muitas vezes contém BPA).
- Opte por frascos de vidro de boca larga, que são bem mais fáceis de preencher.
- Aproveite a noite de domingo para montar as saladas de todos os dias da semana.
- Na hora de preparar as saladas, monte “etapas” com os ingredientes e depois só vá colocando cada um dentro de cada pote. (Por exemplo, deixe todas as folhas de alface já lavadas em uma vasilha; todos os pepinos já cortadinhos etc., e depois só vá distribuindo um pouco em cada pote).
- Não se esqueça de que o molho deve ser sempre colocado em primeiro lugar.
- Lave muito bem todos os ingredientes antes de colocá-los no pote. No caso das folhas, lave-as e seque-as bem.
- Dê preferência ao tomate cereja em vez do tomate tradicional picado (já que ele solta muita água quando cortado).
- Varie sempre que possível a montagem da salada para não enjoar.
Dica Ô Manhê!
Você pode fazer também uma “salada de frutas no pote”! Aproveitando todas as vantagens já citadas para a salada no almoço, você poderá ter ainda um ótimo lanche para o final da tarde!!! Clique aqui e confira o passo a passo para uma salada de frutas no pote (na verdade é muito mais que uma “simples salada de frutas”…)!!!
Precisa de receitas de molhos para incrementar e varias sua salada no pote? Clique aqui e veja nosso post todo dedicado aos molhos para saladas!!!
Fonte: dicasdemulher.com.br
Comentar via Facebook