TORTA DE CHOCOLATE E CARAMELO LEVEMENTE SALGADO

Já imaginou uma torta de chocolate na qual você pode experimentar o amargo do chocolate, o doce do caramelo e um leve toque de sal?

Acredite… Esta torta existe e é incrivelmente gostosa!

chocolate_caramel_tart_main1

Confira a receita traduzida do site Home Cooking Adventure:

Tempo de preparação : 1 hora + cerca de 9 horas de tempo de refrigeração
Tempo de cozimento : 30 min
Tempo total: 1 hora 30 minutos + cerca de 9 horas de tempo de refrigeração

Rendimento: 6 – 8 porções

Ingredientes

Para a massa:

1 1/4 xícaras (160g) de farinha
1/4 xícara (30g) de amêndoas moídas
1/4 xícara (30g) de cacau em pó (sem açúcar)
1/4 xícara (50g) de açúcar
1/4 colher de chá de sal
110 g de manteiga sem sal, gelada, cortada em pequenos cubos
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo
1-2 colheres de sopa de água gelada

Para o caramelo:

1 1/2 xícaras (300 g) de açúcar
1/2 xícara de água
1/2 xícara (120 g) de creme de leite fresco
5 colheres de sopa (70 g) de manteiga sem sal
1 colher de chá de sal

Para a Ganache de Chocolate

1/2 xícara (120 g) de creme de leite fresco
120g de chocolate amargo, picado

Para enfeitar:

cristais de sal marinho

Modo de Preparo:

1 – Prepare a massa. Em uma grande tigela misture a farinha com as amêndoas moídas, cacau em pó, açúcar e sal.

2 – Incorpore a manteiga à mistura da farinha, utilizando um garfo ou um processador, até formar uma “farofa”. Adicione o ovo e o extrato de baunilha e misture-os. Adicione a água e incorpore na massa. Envolva-a em um plástico, amasse lentamente para formar um disco e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou durante a noite.

3 – Coloque a massa sobre o filme plástico, enrole a massa de um círculo pouco maior do que sua forma de torta. Refrigere por 30 minutos. Abra a massa com um rolo e coloque-a em uma forma de torta untada, de 22 cm. Retire as bordas e leve à geladeira por 30 minutos antes de assar.

4 – Fure a massa com um garfo, cubra com papel manteiga. Encha com feijão, milho, grão de bico, arroz ou pesos da torta. OBS.: Esses grãos sobre o papel manteiga servirão para não permitir que a massa “estufe” ao assar.

5 – Asse por 15 minutos no forno pré-aquecido 180°C. Retire os grãos/pesos e o papel manteiga. Retornar ao forno para mais 10 a 15 minutos. Deixe esfriar antes de remover da forma.

6 – Prepare o caramelo. Coloque o açúcar e a água em uma panela pesada média de fundo triplo em fogo médio-alto e cozinhe sem mexer até o açúcar se dissolva e ganha uma cor caramelo. CUIDADO!!! Esta preparação é extremamente quente!!!

7 – Retire a panela do fogo e adicione o creme de leite. Ele vai borbulhar um pouco. Cozinhe por cerca de 1 ou 2 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau até ficar homogêneo. Retire do fogo e adicione a manteiga e o sal. Mexa bem até ficar homogêneo. Deixe os caramelo esfriar um pouco e despeje sobre a massa de chocolate. Leve à geladeira por cerca de 4-5 horas.

8 – Prepare o ganache de chocolate. Aqueça o creme de leite em uma panela pequena. Quando começa a ferver nas bordas, retire do fogo e despeje sobre o chocolate picado. Deixe descansar um minuto, depois mexa até dissolver. Coloque o ganache de chocolate sobre o caramelo. Espalhe uniformemente e leve à geladeira por mais 2-3 horas antes de servir. Polvilhe com grãos de sal marinho e sirva.

Achou difícil? Então assista o vídeo e tire todas as suas dúvidas…

Gostou da receita? Hummmm… Deu água na boca não foi? Então aventure-se na cozinha e volte para nos contar como foi!!!

 favicon Dicas…

Você pode substituir as amêndoas moídas por farinha de amêndoas. Experimente substituir também o sal grosso usado na decoração por flor de sal… Isso vai trazer ainda mais delicadeza para sua torta…

Não tem forma para torta? Então aí vão algumas opções de lojas onde você poderá adquirir a sua: Magazine Luiza, Etna, Barra Doce ou Casa Marília.

 

Fonte: homecookingadventure.com

 

Comentar via Facebook