COMO E POR QUANTO TEMPO ARMAZENAR SUA GARRAFA DE VINHO JÁ ABERTA

Depende do tipo de vinho e como o vinho é armazenado. Vinhos fortificados pode durar aberto por até um mês, mas a maioria duram apenas cerca de 3-5 dias. Nós organizamos estas respostas com base no tipo de vinho juntamente com sugestões sobre como armazená-los.

how-long-wine-lasts-open

 

 

Espumantes

1 a 3 dias em refrigerador com rolha específica para espumantes

Eles perdem a carbonatação (“bolhas”) rapidamente após serem abertos, portanto devem ser consumidos entre 1 e 3 dias de sua abertura, mantido em geladeira, com uma bolha específica para este tipo de vinho.

Branco suave, Tinto doce ou Rosé

5 a 7 dias em refrigerador, com rolha

A maioria dos vinhos brancos e rosés pode ser consumido até uma semana após aberto, quando armazenado na geladeira, com uma rolha. Você vai notar o sabor vai mudar sutilmente após o primeiro dia, em função da oxidação do vinho. Alguns vinhos vão até melhorar o sabor depois do primeiro dia, incluindo vinhos mais “minerais” de clima frio (como por exemplo, os italianos Pinot Grigio, Riesling e Sauvignon Blanc francês).

Branco encorpado

3 a 5 dias em refrigerador, com rolha

Vinhos brancos encorpados como Chardonnay e Viognier tendem a ter muito menos acidez, o que vai levá-los à ruína mais rapidamente do que os vinhos brancos leves. Se você bebe deste tipo de vinho com frequência, é uma idéia muito inteligente investir em tampas de vácuo.

Tinto

3 a 5 dias em local escuro, refrigerado, com rolha

Quanto mais tanino e acidez tem o vinho tinto, mais tempo vai durar aberto. Então, um Pinot Noir, por exemplo, não vai durar tanto tempo depois de aberto como um Petite Sirah. Alguns vinhos vão mesmo melhorar após o primeiro dia aberto. O melhor é sempre armazenar vinhos tintos abertos em uma adega ou um lugar escuro e fresco depois de abrí-los. Se você não tem uma adega, sua geladeira é melhor do que a temperatura ambiente (21 ° C).

Vinho fortalecido

28 dias em local escuro, refrigerado, com rolha

Vinhos fortificados como Porto, Xerez, Marsala, e Madeira têm vida muito longa por causa da adição de brandy. Enquanto estes vinhos são maravilhosos exibidos em uma prateleira, eles perderão seus sabores maravilhosos de forma mais rápida se expostos à luz e ao calor. Quanto mais doce o vinho fortificado, mais tempo vai durar.

Via Winefolly

Comentar via Facebook