SORGO – O GRÃO QUE ESTÁ DANDO O QUE FALAR…
Sorgo é o quinto mais importante cereal do mundo, atrás do trigo, arroz, milho e cevada. É usado na alimentação animal ou humana, dependendo do país. Mas não precisa ficar sem graça se você nunca ouviu falar dele, pois, mesmo em eventos agropecuários, nem todos o conhecem.
Hoje, você vai entender melhor o que é e para que serve o Sorgo. Para começar, um detalhe importante: ele possui altas propriedades antioxidantes, e tem tudo para fazer sucesso como importante alimento funcional.
Originário da África e da Índia, o sorgo é um dos cereais mais importantes do mundo, base da alimentação de diversas culturas em muitos países, devido às suas propriedades nutricionais. Por ser sem glúten, seu grão e sua farinha são alternativas para o preparo de diversos tipos de alimentos e bebidas para pessoas celíacas ou intolerantes ao glúten, tanto em nível doméstico quanto industrial.
Nutrientes:
- ANTIOXIDANTES
- PROTEÍNAS
- FIBRA ALIMENTAR
- VITAMINAS
- MAGNÉSIO
- FÓSFORO
- COBRE
- FERRO
O maior diferencial do Sorgo é a presença de grande concentração de antocianina em sua composição. Esta substância antioxidante é encontrada em poucos vegetais e demais alimentos, como frutas e verduras.
Fora isso, o produto contém ainda diversos outros elementos fitoquímicos com grande capacidade de eliminar os efeitos da oxidação, como flavonoides e ácidos fenólicos, e proteína de boa qualidade.
Minerais (ferro, magnésio, fosforo e zinco) também são encontrados no Sorgo.
Como consumir:
Grão: substituto do arroz, saladas, tabules, pipoca, aperitivos, sopas cremosas e receitas diversas.
Farinha: substituto de farinhas convencionais em receitas de pães, bolos, panquecas, massas e empanados; complemento para frutas e vitaminas.
Porque escolher o Sorgo?
- Rico em antioxidantes
- Não é transgênico
- Tem baixo índice glicêmico
- Mais proteínas
- Mais fibras
- Mais nutrientes e vitaminas
- Menos calorias
A Farovitta, em parceria com a Campofert, traz pela primeira vez ao Brasil um sorgo com tanino* especialmente plantado e cuidado para o consumo humano, obedecendo a rigorosos critérios de qualidade, saudabilidade, sustentabilidade e rastreabilidade, com um modelo integrado de produção, procedimentos padronizados de boas práticas e técnicas direcionadas a oferecer os melhores alimentos.
*TANINO = composto bioativo com elevada capacidade antioxidante, anti-inflamatória, anticarcinogênica, adstringente e funcional, presente em alguns genótipos de sorgo, dificilmente encontrados no Brasil.
Fonte: farovitta.com / sorgo.net.br
Comentar via Facebook